35

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diretora do Ibope assume erro em Salvador, Manaus e Curitiba

Escrito por: Pedro Souza
A diretora-executiva do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, atribuiu, em entrevista ao Congresso em Foco, os erros das pesquisas para as eleições municipais deste ano à captação dos votos dos indecisos. O instituto admitiu o erro nas pesquisas e na boca de urna em Salvador, Manaus e Curitiba.

Na capital baiana, a pesquisa indicava que Nelson Pelegrino (PT) passaria ao segundo turno com 43% dos votos, e ACM Neto (DEM) com 36%. O resultado das urnas, embora tenha demonstrado uma diferença de menos de 1% entre os candidatos, contrariou a pesquisa, e o democrata ficou à frente do petista, com 40,16% contra 39,73%.

Márcia, no entanto, afirmou que nos locais onde os percentuais ficaram fora da margem de erro, como aconteceu em outras oito capitais brasileiras, não houve erros. “Conseguimos prever 95% dos votos corretos do primeiro turno, entre os dias 5, 6 e 7. É o mesmo índice de 2008. Não houve diferença na performance”.

A partir do resultado deste ano, a diretora-executiva afirmou que o instituto terá mais cuidado nas aferições realizadas em Salvador e em Manaus. “São os casos mais preocupantes por causa da validação da amostragem. Vamos ter um olhar mais crítico nessas cidades. Na verdade, vamos olhar bem em todas que tiverem segundo turno. Mas tem uma variável que nos ajuda agora que é o resultado da amostra”. Com informações de A Tarde.
0

0 Comentários :

Postar um comentário