Após a entrevista a Richard West, Senna autografou um exemplar do mapa do circuito de Ímola. Uma coincidência macabra aconteceu neste momento: o brasileiro colocou sua assinatura justamente ao lado da curva Tamburello, a mesma onde perderia sua vida dali a algumas horas. Diante dos acontecimentos desastrosos que marcaram a realização do GP de San Marino daquele ano, West não chegou a publicar a entrevista, e acabou até mesmo se esquecendo da derradeira conversa com Ayrton. Muitos anos depois, o ex-funcionário da Williams recebeu uma fita VHS com a gravação, enviada por uma fonte anônima.
A inesperada morte de Senna causou uma comoção mundial sem precedentes na história do esporte, e também deu início a uma verdadeira cruzada por mais segurança na categoria mais nobre do automobilismo. Após o GP de San Marino, a FIA implementou uma série de mudanças fundamentais para reduzir a ocorrência de acidentes nas temporadas seguintes. Entre elas, o cockpit menos exposto, que protege mais o ocupante; o sistema de proteção da coluna cervical em caso de impacto; a ampliação das áreas de escape das pistas; a padronização do serviço de resgate e a modernização dos hospitais montados nos circuitos.