35

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vereadores de Itanagra e Caém perdem cargo por infidelidade partidária

Escrito por: Pedro Souza
Dois vereadores de municípios baianos perderam o cargo após deixarem o partido que foram eleitos a partir de ações da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA). Os edis de Itanagra, Vivaldo Batista de Oliveira Neto, e de Caém, Gildo Jesus dos Santos, não apresentaram justa causa para a desfiliação partidária e perderam o mandato na terça (4) e quarta-feira (5). De acordo com a promotoria, a lista de políticos que perderam o cargo por infidelidade partidária já tem mais de 47 nomes. Vivaldo alegou ter se desfiliado do Democratas por ter sofrido “grave discriminação pessoal” no momento em que a agremiação alterou a composição da Comissão Provisória do município. Gildo, que saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), também argumentou discriminação pessoal e ter havido uma “mudança substancial do programa partidário”. Conforme as alegações finais do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, as desfiliações não atendem aos critérios de justa causa, e sim em eventuais divergências ocorridas entre as legendas e os vereadores. Apenas quatro situações podem motivar desfiliação partidária, de acordo com a resolução do TSE nº 22.610/07, a incorporação ou fusão do partido; criação de nova agremiação; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal. Sidney Madruga acredita que a discriminação tem sido a principal justificativa apresentada pelos políticos, devido à carga de subjetivismo. Com a perda dos cargos, as Câmaras dos municípios devem empossar os respectivos suplentes do partido ou da coligação no prazo de 10 dias. (Bahia notícia)
0

Polícia: Caminhão da Schin foi assaltado em Ourolândia

Escrito por: Pedro Souza
                                             
                                                                                            Foto ilustrativa

Um caminhão da distribuidora Nova Schin em Jacobina foi assaltado no último sábado (08) no Distrito de Aurora - Ourolândia. Segundo informações de um funcionário que vinha no veículo, três homens fortemente armados em uma pick up Montana entraram na frente do caminhão obrigando o motorista a parar. Eles invadiram a gabine e o fizeram dirigir por uma estrada vicinal derrubando as porteiras que encontravam pela frente. 


Os meliantes levaram uma quantia de R$ 1.500.00 e ainda esvaziaram os pneus do veículo, seguindo em rumo ignorado. A queixa foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Jacobina e, segundo o delegado de plantão, as informações são semelhantes a do assalto ocorrido a cerca de seis meses com um caminhão da empresa DIBEC também de Jacobina levando a crer que trata-se da mesma quadrilha. O caso está sendo investigado. 
Diário da Chapada 
1

HOMEM QUE AGREDIU ESPOSA COM ENXADA ESTÁ PRESO EM SENHOR DO BONFIM

Escrito por: Pedro Souza
                          
Noite passada (10), após chegar a sua casa, localizada no bairro dos Pebinhas em Senhor do Bonfim, o Senhor Bonifácio discutiu com sua companheira, de iniciais, A.P.L.S, 30 anos, e no calor da discussão Bonifácio se apossando de uma erma branca tipo enxada, e desferiu um golpe atingindo o couro cabeludo de sua esposa, que foi conduzida ao HDAM, apresentando corte que chegou a receber seis pontos.

Maravilha Notícias
0

Política: Prefeito volta a ter candidatura impugnada; dessa vez, por abuso de poder político

Escrito por: Pedro Souza
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) impugnou a candidatura do prefeito de Elísio Medrado, no Recôncavo baiano, Everaldo Caldas (PP) por abuso de poder político. Segundo a Corte, o gestor teria realizado uma pesquisa de intenção de voto, sob o título de “Censo Demográfico”, sem o conhecimento da Justiça Eleitoral. “Há perguntas sobre a população eleitoral ativa, qual o candidato de preferência, que confere ao ato nítido e inexorável cunho eleitoral”, aponta o TRE sobre o questionário utilizado na pesquisa. Everaldo Caldas já havia sido impugnado por ter as contas de 2010 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. A Justiça determinou a inelegibilidade do prefeito pelos próximos oito anos. Confira na íntegra a decisão do TRE-BA.
0

Assaltantes explodem caixa eletrônico em Muritiba

Escrito por: Pedro Souza



Um caixa eletrônico foi explodido em Muritiba, a 114 km de Salvador, na madrugada desta segunda-feira (10). A ação ocorreu no distrito de São José de Itaporã. Oito homens encapuzados chegaram ao local em quatro motos por volta de 3h e fugiram após a explosão.

Eles utilizaram bananas de dinamite para explodir o caixa do banco Bradesco. Policiais do posto local da Polícia Militar ouviram a explosão e ainda tentaram perseguir os assaltantes, que conseguiram fugir. O valor roubado ainda não foi divulgado.

Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, 25 casos de explosões em caixas eletrônicos na Bahia foram registrados até o último domingo (9) em todo o estado. O número representa aumento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 15 ataques do tipo. (Correio)

0

Novas técnicas abrem possibilidade de transplante de medula óssea em idosos

Escrito por: Pedro Souza
A descoberta de novas drogas e a evolução de técnicas médicas têm mudado o perfil dos pacientes que recebem transplante de medula óssea de doador – aparentado ou não. Há 15 anos, por conta dos riscos, pessoas com mais de 55 anos não eram submetidas ao procedimento. Hoje, hospitais particulares e universitários já fazem o transplante naqueles com mais de 70 anos.A mudança no perfil do transplantado foi um dos temas do 16.º Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), em agosto.Dois estudos recentes dão esperanças às pessoas com mais de 70 anos que precisam de transplante de medula óssea de um doador, os chamados transplantes alogênicos. Um deles foi o levantamento feito pelo Registro Internacional de Transplante de Medula Óssea (CIBMTR, na sigla em inglês), com base em outras pesquisas, que encontrou resultados similares em pacientes jovens e idosos para o chamado transplante não mieloablativo – isso quer dizer que a medula óssea do paciente não precisou ser bombardeada por altas doses de radioterapia ou químio. (Estadão)
0