35

sexta-feira, 20 de julho de 2012

OS GARIMPOS DA SERRA DA CARNAÍBA ESTÃO INTERDITADO, JÁ FAZ DOIS MESES

Escrito por: Juraci Junior

No dia 21 de abril, cinco garimpeiros morreram, em um garimpo de extração de esmeralda na Serra da Carnaíba (Pindobaçu) e a exatamente um mês depois desse incidente, mais um trabalhador perdeu a sua vida na mesma atividade.

Pelos os tristes acontecimentos, foi determinado pela justiça, a paralisação de todos os garimpos da Serra e a dois meses, os proprietários buscam meios que possibilitem a retomada de suas atividades.

Roberto dos Santos, que é um dos trabalhadores, comentou sobre a atual situação da Carnaíba, “A situação é preocupante, algumas famílias já passam necessidades, pois o garimpo é a nossa principal fonte de renda” diz ele.

O serviço funcionava de forma insegura; e é claro que devem ser aperfeiçoadas as condições de trabalho, os direitos dos garimpeiros e a infraestrutura da região da mina.

Vale destacar a importância da mina para a economia da região do Piemonte e para milhares de famílias. Estima-se que mais de 10 mil pessoas trabalhem diretamente na busca por esmeralda, gerando reflexos na vida de mais de 50 mil pessoas.
0

0 Comentários :

Postar um comentário