35

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ONDE ANDA A DEMOCRACIA? Cidade do Interior Baiano terá apenas um candidato a prefeito: eleitores protestam

Escrito por: Juraci Junior

Os eleitores do município de Ibipeba só terão à disposição apenas um nome que é do Médico Israel Lélis (PP), filho do ex-prefeito de Irecê Beto Lélis, como candidato para comandar a prefeitura, ou seja, a eleição municipal em Ibipeba, só acontecerá para “cumprir tabela”.

De acordo com o site Líder Notícias, os ibipebenses cobram a participação de políticos de oposicionistas no pleito. No facebook, essa situação gera polêmica, um grupo intitulado “Política Ibipeba” divide-se entre aqueles que apóiam a candidatura e os que defendem o voto nulo, como protesto.

O artigo 224, da Lei 4737/65, diz que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do pais nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”.

O assunto gera discussões. O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre o fato inédito no Brasil, advertiu que só irá possibilitar o cancelamento da eleição se no dia em que ocorrer, houver mais de 50% de votos nulos em um pleito.

 (Da Redação: CN NOTÍCIA CASANOVA , Juraci Junior)
0

0 Comentários :

Postar um comentário