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quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BR 122 poderá passar por Casa Nova,Ourolândia-BA

Escrito por: Pedro Souza


Na notícia abaixo é citada a importância estratégica da construção da BR 122 para a logística da região do semi árido baiano entre Guanambi, Caetité, Paramirim, Boninal, Seabra, Iraquara, Souto Soares, Mulungu do Morro, Cafarnaum, América Dourada, Ourolândia, Brejão da Caatinga finalizando em Juazeiro e ligará a região de Irecê e Chapada Diamantina ao Sul/Sudeste do Brasil e a várias outras regiões do nordeste.
Em Campo Formoso além do já citado povoado de Brejão da Caatinga seriam beneficiados também os povoados de Curral Velho, Lage dos Negros  e São Tomé.
Projetos de infraestrutura e logística para o desenvolvimento do Nordeste foram indicados em um documento elaborado pelos secretários do Planejamento dos estados da região, que se reuniram na última quinta-feira, em São Luís (MA), em evento realizado no âmbito do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). O documento será entregue ao governo federal, uma vez que os projetos selecionados visam à inserção do Nordeste nos planos nacionais de logística de transportes, infraestrutura energética e redes de dados e comunicação.
Na reunião ficou definido que na próxima semana os secretários do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, e da Paraíba, Gustavo Nogueira, irão ao Rio de Janeiro entregar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma cópia da agenda de trabalho comum dos estados do Nordeste. O documento também será entregue aos ministros dos Transportes, da Integração Nacional e do Planejamento, nas comissões pertinentes da Câmara Federal e do Senado, na Sudene e no Banco do Nordeste e, ainda, cópias serão encaminhadas para deputados e senadores.
Gabrielli afirmou que, do conjunto das ações citadas, muitas refletem diretamente no estado. É o caso, por exemplo, da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que visa à recuperação da malha ferroviária da Bahia e à construção do acesso ao Porto de Juazeiro e aos trechos Camaçari-Aratu e Itatim-Feira de Santana-Santo Amaro. “Com recursos de R$ 460 milhões, a obra propiciará a diminuição dos custos logísticos e a atração de investimentos produtivos em toda a extensão do projeto, com forte impacto sobre o semiárido”, disse o secretário baiano.
Outro investimento que tem rebatimento direto na Bahia é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), cuja construção a ligará ao Porto Sul e à Ferrovia Norte-Sul. O valor orçado é de R$ 4,3 bilhões. A obra, executada pela Valec (governo federal), será o principal corredor de exportação e importação do estado, além de integrar seu território do litoral ao cerrado e ao centro-oeste do Brasil. Na área de infraestrutura de comunicações e transmissão de dados, são projetados investimentos privados de R$ 120 milhões em rede ótica de banda larga, interligando 120 municípios baianos.
O projeto, em fase de elaboração, contribuirá para a agilização dos processos econômicos. Outros R$ 270 milhões, financiados via Parceria Público-Privada (PPP), serão destinados a um cinturão digital, que consiste na implantação de estrutura em anel, utilizando as torres de transmissão da Coelba e/ou Chesf.

Infraestrutura energética
No campo da infraestrutura energética, o pleito é para que sejam destinados R$ 737 milhões para a construção de aproximadamente 670 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, destinadas a levar energia a diversas regiões da Bahia onde ocorrem demandas reprimidas, assim como permitir a interligação de novas usinas geradoras, em especial as de energia eólica.
O documento também contempla estradas, a exemplo da implantação dos trechos faltantes da BR-122 e requalificação, entre Paramirim e Boninal, América Dourada e Juazeiro. “Esta intervenção traz melhorias na conexão rodoviária entre o Maranhão, Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, semiárido da Bahia e centro-sul do país, reduzindo os custos logísticos e atraindo investimentos produtivos”, explicou Gabrielli.
você poderá acompanhar todo o processo de implantação da estrada através do site:http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/3-loc-rodo/loc-rodo/br-122/gbr-122.htm
Portal Lages dos Negros 
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1 Comentários :

João disse...

Ótima informação agora precisamos de apoio político para que a obra seja iniciada. Mais informações no site:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1495751

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